Confira 6 dicas para cuidador de idosos

Cuidar de idosos não é uma tarefa fácil. Quando se trata da sua profissão, a atenção deve ser ainda maior. Muitos profissionais da área ainda cometem alguns erros bobos que podem distraí-los e causar acidentes com o paciente. Todo cuidado é pouco! Para te ajudar no seu dia a dia, separamos as melhores dicas para cuidador de idosos.

1. Use o celular moderadamente
Hoje é praticamente impossível desgrudar os olhos do celular. Virou um hábito comum, até mesmo no trabalho. Para quem cuida de idosos, este é um erro grave. Afinal, você não presta atenção em quem está acompanhando, e ainda pode incomodar o paciente com barulhos etc. Durante a rotina do cuidador, é primordial usar o aparelho somente em casos de emergência ou necessidade.

2. Evite realizar tarefas pessoais
É preciso focar totalmente a sua atenção ao paciente, realizando as atividades que dizem respeito a ele. Sendo assim, evite realizar quaisquer tarefas de cunho pessoal, como fazer as unhas ou escovar o cabelo. Faça isso na sua casa!

3. Permita que o idoso exerça atividades sozinho
A autonomia do idoso é muito importante. O cuidador precisa incentivar a realização de tarefas por conta própria. Além de estimular a independência, essa atividade também ativa os músculos, contribuindo para a saúde do idoso. O cuidador precisa incentivar a realização de tarefas por conta própria.

4. Atente-se à vestimenta
Esta é uma das dicas para cuidador de idosos mais importantes! Muitas vezes, a família do paciente não solicita o uso do uniforme. Nesse caso, alguns profissionais abusam da boa vontade e usam roupas indevidas, como shorts, decotes, miniblusas etc.

Recomendamos o uso de roupas brancas e cabelos presos. A vestimenta adequada representa a ética e o profissionalismo do cuidador!

5. Nunca saia de perto do idoso
Deixar o idoso sozinho é um risco muito grande. A postura do cuidador deve ser zelosa, sempre próximo ao paciente e acompanhando tudo o que acontece ao seu redor. Essa conduta preventiva pode evitar acidentes fatais. Fique sempre atento!

6. Seja preventivo
A falta de prevenção no cotidiano pode deixar o cuidador relapso e desatento às suas obrigações. É importante adotar algumas medidas de proteção para evitar acidentes e outros imprevistos com o idoso. Veja algumas dicas:

  • utilizar a grade de proteção caso o paciente esteja em cama hospitalar;
  • uso de sapatos emborrachados, fechados e antiderrapantes;
  • atenção redobrada na cadeira de rodas e de banho;
  • registro de atividades realizadas em cada dia de trabalho.