Você já se perguntou quando começa a terceira idade? A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o envelhecimento em quatro estágios: meia-idade: 45 a 59 anos; idoso(a): 60 a 74 anos; ancião: 75 a 90 anos; velhice extrema: 90 anos em diante.
Atualmente, muito tem se falado também sobre uma “quarta idade”, que reúne pessoas com 80 anos ou mais. Estimativas divulgadas também pela OMS apontam que essa faixa etária representará cerca de 4,5 milhões de pessoas até 2020. E é melhor se preparar. De acordo com a Universidade de São Paulo (USP), até 2030 o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo.
O que é a terceira idade?
Agora que já sabemos quando ela começa, surge outra dúvida muito comum: do que se trata a terceira idade? Se trata da fase associada as etapas mais tardias da vida. Contudo, diferente do que muitos acreditam, ela não tem nada de nagativo. O período revela um novo momento, com mais possibilidades e oportunidades para aprender, expandir os horizontes e se cuidar.
Com isso, o melhor é se planejar para chegar à terceira idade de maneira saudável e ativa. Veja algumas dicas:
- Cuide da alimentação: investa em equilíbrio e alimentos saudáveis;
- Cuide do corpo: pratique exercícios ou esportes com frequência;
- Aproveite para aprender: nunca é tarde para obter conhecimento. Aproveite o momento para esdutrar sobre assuntos ou fazer cursos que sempre teve vontade;
- Socialize: tendo mais tempo, você pode aproveitá-los com a família e os amigos, ou até mesmo para viajar e sair;
- Manter o check up em dia: mesmo com saúde e qualidade de vida, não dá para descuidar. Mantenha a ssistencia médica e os exames em dia para poder curtir a terceira idade com tranquilidade.
Uma geração +
Quem está nessa etapa da vida acumulou experiências, aprendizados e tem muito a somar. Por isso, pode desenhar novas histórias e contribuir com a constante evolução do meio em que vive. Mas para poder curtir cada momento com mais segurança e tranquilos, o melhor é garantir uma assistência médica continua e de qualidade.
Por outro lado, pode-se dizer que para chegar a essa fase da vida bem, é preciso se manter atento(a) aos cuidados com o corpo e a mente. A medicina preventiva também é importante, principalmente por tratar e prevenir doenças, com a atenção merecida.