Cinco razões para deixar o sedentarismo de lado

Mexer o corpo diminui a incidência de doenças cardiovasculares

A seguir, o profissional de educação física Mauricio Rossi, de São Paulo (SP), enumera bons motivos para os sedentários iniciarem uma atividade física e hoje mesmo. Confira:

1) Apenas meia hora por dia é suficiente para deixar de ser sedentário. E mais: os 30 minutos podem ser contínuos ou divididos em períodos de 10 minutos. Encontre uma atividade que possa ser feita após o trabalho.

2) Praticar atividade física regular na maioria dos dias da semana diminui o risco de doenças no coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade.

3) Se está difícil começar a treinar, pequenas mudanças de hábitos já ajudam muito. Troque elevadores por escadas, deixe o carro na garagem um dia na semana, passeie com o cachorro, cuide da limpeza da casa, lave o carro etc.

4) Duas horas de atividades anaeróbicas (musculação localizada), por semana, além dos 30 minutos de caminhada ou corrida intensa por dia diminuem significativamente a ocorrência de doenças causado pelo sedentarismo.

5) Um minuto de atividade física intensa é comparável a dois minutos de atividade moderada. Caminhada em ritmo acelerado pode ser uma atividade moderada. Já a corrida pode ser considerada uma atividade intensa.

Revista Pense Leve